Hoje resolvi falar sobre um tema que há muito tempo nota-se no meio da moda: a junção de estilistas e artistas para lançarem coleções únicas. Não sei se vocês viram, mas recentemente a Louis Vuitton causou burburinho na indústria da moda ao lançar uma coleção em parceria com a artista plástica japonesa Yayoi Kusama.
A grande artista pop japonesa, conhecida como a "princesa dos polka dots", teve um "caso de amor artístico" com Marc Jacobs, o que resultou em uma coleção cheia de pompa. As peças assinadas por Kusama foram lançadas em julho deste ano e ganharam sete lojas temporárias - em Nova York, Hong Kong, Cingapura, Londres, Paris e duas em Tóquio.
Outros artistas também já inspiraram coleções de marcas famosas ao longo da história, como disse anteriormente. Por isso, separei alguns exemplos clássicos dessa mistura de arte com moda para vocês ficarem por dentro do assunto.
Espero que gostem.
Bjos,
Renata
Yves Saint Lauren e Mondrian
Dono de uma coleção de obras de arte capaz de matar de inveja qualquer colecionador,
Saint Lauren deixou transparecer sua paixão nas roupas que criou e, ao longo da carreira,
lançou criações inspiradas em nomes como Pablo Picasso, Henri Matisse, Van Gogh, Claude
Monet, Serge Poliakoff, Tom Wesselmann e Georges Braque. Mas uma criação foi mais especial
que as outras: o vestido tipo "tubinho" que foi lançado em 1965 e se tornou ícone da história da moda.
Elsa Schiaparelli e Salvador Dalí
A italiana Elsa Schiaparelli dividiu os holofotes da moda dos anos 1920 com a grande Coco Chanel, mas suas criações iam em caminho oposto ao das práticas e funcionais da francesa. Em parceria com Dalí, Schiaparelli criou várias peças que se tornaram emblema de sua carreira, como o vestido com estampa de lagosta.
Alexander McQueen e M. C. Escher
No ano anterior à sua morte, o estilista britânico Alexander McQueen homenageou o desenhista holandês M. C. Escher, conhecido por suas ilusões de ótica e efeitos gráficos fantásticos.
Rodarte e Van Gogh
As peças da coleção verão 2012 da grife Rodarte reproduziram quadros como "Noite Estrelada", que está entre os mais famosos do artista holandês.
Marc Jacobs e Yayoi Kusama
Aqui o editorial da Louis Vuitton deste ano que citei acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário